Esperança e otimismo são forças diferentes
MargeM 176.
Quais serão os efeitos da disputa entre Neil Young x Spotify?
Alguns pontos:
1) como outros gigantes da tecnologia, o Spotify tem muito poder. É dono de 31% do mercado de streaming de áudio/música.
2) não foi surpresa a plataforma ter escolhido o lado de Rogan. Seu podcast é hoje o mais popular do Spotify nos EUA, Canadá e Reino Unido;
3) o Spotify não é um streaming "de música", mas "de áudio"; podcasts são mais rentáveis (ganhos com publicidade, branded content etc.) do que música (despesas com direito autoral etc.);
4) Neil Young está entre os pouquíssimos artistas que podem se dar ao luxo de virar as costas ao Spotify (recentemente ele vendeu 50% dos direitos autorais de suas canções a um fundo de investimento por US$ 150 milhões)
5) O Spotify ainda está numa posição confortável, mas a coisa pode ficar séria. Joni Mitchell disse que vai seguir Neil Young; em diversas redes, a hashtag #DeleteSpotify esteve entre as mais populares; e até jornais como o USA Today publicaram artigos tipo "como cancelar seu perfil no Spotify".
***
Quer saber como transferir playlists do Spotify para outras plataformas? Aqui.
Mais:
Dez músicas para celebrar Neil Young.
Playlists como armas para conquistar corações.
O que os dados do Spotify mostram sobre o declínio do inglês.
Duas músicas fizeram a minha semana. Forget Me Not é o espetacular single da novíssima banda Say She She, que tem uns oito integrantes e é capitaneada pelas três vocalistas acima. A banda é declaradamente fã do Chic (o grupo funk do Nile Rodgers), então dá pra ter uma ideia do som que sai dali.
Dá pra ouvir Forget Me Not no programa do Travis Holcombe na KCRW. Não achei em nenhum outro lugar.
A outra é Pieces, brilhante faixa da Gab Ferreira. Vocal e produção excelentes, que nos fazem lembrar de Billie Eilish a Lykke Li. Ela vai soltar em breve uma mixtape pelo Balaclava Records.
"As músicas antigas estão matando as músicas novas?".
A nostalgia é uma força que se retroalimenta na e da cultua pop. Música é, também, conforto; e nos sentimos confortáveis com aquilo que já conhecemos. Sempre foi assim. Para quem é dono do dinheiro, é muito mais barato e seguro investir em artistas velhos do que em apostar em novos. Olhe para a maioria das gravadoras, rádios, festivais, sites, revistas etc.
Mas tem gente que rema contra a corrente. Se você acompanha esta newsletter, sabe disso.
O tamanho da crise do jornalismo: dois terços (67%) das pessoas em todo o mundo acreditam que jornalistas tentam deliberadamente enganar o público, noticiando coisas que sabem serem falsas ou grosseiramente exageradas.
"Esperança e otimismo podem ser forças diferentes, quase opostas. A esperança surge de um sofrimento conhecido e é a centelha desafiadora e dissidente que se recusa a ser extinta. O otimismo, por outro lado, pode ser a negação desse sofrimento, o medo de enfrentar a escuridão, a falta de consciência, uma espécie de cegueira para o real.
A esperança é sábia e desobediente. O otimismo pode ser temeroso e falso.
No entanto, existe outra forma de otimismo, uma espécie de otimismo radical. Esse otimismo experimentou o sofrimento do mundo, acredita na natureza insubordinada da esperança e está sempre em guerra com o pessimismo banal, o cinismo e o niilismo."
Outra coisa da qual não me canso é cultura inútil. Tipo isso aqui:
no Brasil, tivemos 757 mil casamentos (civis) em 2020 (queda de 26,1% em relação a 2019).
já nos EUA, a média de casamentos/ano é de 2,2 milhões e espera-se que em 2022 ultrapasse os 2,6 milhões.
O efeito: como há um limite de sábados no ano, a concorrência é pesada. Por isso, muita gente vai casar em dias de semana. Cerca de 10% dessas cerimônias serão realizadas entre segunda e sexta. O dia mais disputado: quinta.
***
Mais uma: sabe qual é o animal terrestre mais velho? É a tartaruga Jonathan. Completou 190 anos.
Duas joias.
Roland Kirk (ao lado de Charles Mingus, Archie Shepp e Roy Haynes) no Ed Sullivan Show;
David Byrne cantando One Fine Day (composta por ele e Brian Eno) ao lado de um coral de jovens e com acompanhamento do percussionista brasileiro Mauro Refosco.
A foto acima e a que abre esta newsletter são de Steve Schapiro, que cobriu dos movimentos pelos direitos civis ao mundo do entretenimento. Ele morreu há pouco aos 87 anos.
Nos EUA, o C3 Group quer ser a "Netflix do delivery de comida".
"Nosso app permite que os clientes selecionem, escolham e agrupem seus itens favoritos do menu a partir de uma variedade de marcas da C3 em um único pedido", disse o diretor-executivo da empresa à BBC.
Isso é possível por que a empresa, criada em 2019 como uma ghost kitchen, hoje é dona de restaurantes como Umami Burger, Sam’s Crispy Chicken e Krispy Rice, entre outros, e comanda mais de 800 ghost kitchens espalhadas pelos EUA –pretende chegar a 12 mil no ano que vem. E tem outras empresas começando a operar nesse modelo.
“A ideia de deixar a carreira atual para trás e tentar algo novo é, acho, algo bem amedrontador. Porque pode vir não apenas de um desejo individual, mas "empurrado" pelas circunstâncias: o mercado de trabalho para a sua profissão atual está encolhendo, os salários, também, e o futuro não é animador. Assim, mudar de carreira pode ser não uma escolha voluntária, mas um ato de sobrevivência.”
Gostei muito deste texto em que a jornalista Ligia Helena conta como foi, para ela, a experiência de mudar de profissão.
A cena grime brasileira é celebrada na DJ Mag.
Como o J Dilla ajudou a mudar a história do rap e do r&b.
Um beabá sobre o hyperpop, gênero de música pop mais, digamos, esquisita e experimental, mas bastante popular.
Joel Cohen fala sobre a sensação de fazer um filme longe do irmão e como foi colocar em pé uma adaptação de Macbeth.
A Netflix não entra (por enquanto) no acirrado mercado de esportes ao vivo, mas tem muito esporte na plataforma. A estratégia é investir em séries documentais esportivas.
Um ranking com os principais insultos já ditos em Succession.
Editora canadense especializada em romances, a Harlequin lançou um serviço de assinatura que oferece, além de um tradicional clube do livro, acesso a obras antigas,
Como melhorar a autoconfiança.
A Economist junta em um artigo Psirico, gírias para sexo e como o brasileiro cria novas palavras por meio da repetição delas.
Em busca de Susy Thunder, "a grande hacker esquecida dos anos 80" (Ela foi não apenas umas das principais hackers dos anos 80 como afirma ter dormido com os quatro Beatles).
(Não é a Marie Kondo) Dicas para uma casa mais organizada.
Sobre metaverso e NFT: Meta Girlfriends.
achei linda a foto de Andy, ele sorrindo... estava procurando fotos pra a minha lista top das galáxias... não sei editar fotos... não tenho muito saco para. Mas vou colocar seu sitio em minhas visitações. Eu gosto de fazer listas. Sabia que Renato Russo amava fazer listas? Eis a minha http://www.alecrimfilms.com.br/arquivos/plug4/1000-celebs-queer