Música + game + novela visual
Dá pra chegar a um acordo sobre o que é o BeReal? Desvendado esquema para verificar contas no Instagram. A banda OFK lança música que é também um game e uma novela visual. As fotos do Hudson Rodrigues. Música do Rashid. E mais, nesta MargeM 191.
Mas o que é o BeReal? A rede está sendo muito comparada ao Instagram, pois app de fotos e tal. Mas talvez essa comparação seja apenas metade do caminho, como argumenta este artigo.
“Reduzir a popularidade do BeReal a um substituto do Instagram é perder o ponto pelo qual ele está crescendo tão rapidamente. Não é o ato de compartilhar uma foto que é importante; é a sincronicidade e o fato de ser em grande parte privado.
Uma comparação melhor seria com o Wordle, o jogo de palavras mega viral que você só pode jogar uma vez por dia. Ambos os apps possuem um prazo diário para criar um pequeno ritual online sobre o qual você pode conversar com seus amigos. E ambos os apps também fazem parte de uma grande mudança na maneira como usamos a internet.
(...) O sucesso do BeReal é um sinal de que uma internet mais pessoal está chegando, esteja o Vale do Silício pronto para isso ou não.”
Não acredite em tudo o que vê nas redes sociais. Mesmo sendo um perfil "verificado".
Uma investigação da ProPublica desvendou "o maior esquema de verificação de contas do Instagram já descoberto. Com uma generosa quantidade de dinheiro, a operação transformou centenas de clientes em artistas musicais na tentativa de enganar a Meta (dona do Instagram e do Facebook) para verificar suas contas e abrir caminho para endossos lucrativos e um status social cobiçado.
Desde pelo menos 2021, pelo menos centenas de pessoas – incluindo designers de joias, empreendedores de criptomoedas, modelos no OnlyFans e estrelas de reality shows – eram clientes de um esquema para serem verificados indevidamente como músicos no Instagram".
A música é, acho, o que menos interessa nessa história envolvendo a banda OFK. O que vale mesmo é o que foi criado para promover suas faixas.
OFK é uma banda virtual que está lançando um EP de nome We Are OFK. Para promover o disco, o pessoal por trás do grupo criou um game que está disponível para Nintendo, PC e outras plataformas.
O jogo é desenhado em cima de uma história "emocional" e com uma lógica narrativa, fatores que ajudam a atrair gente que não é gamer.
"O núcleo do projeto é a banda OFK, um projeto musical real, então o jogo tomou forma em torno disso. A ideia era que os fãs da nossa música se conectassem aos membros da banda em um nível pessoal e vulnerável de uma forma que os jogos são tão poderosos.", disse o designer (e vocal da banda).
O Ars Technica adorou a iniciativa: "Esse projeto que transita entre formatos pode ser vendada como um videogame, mas está em algum lugar entre uma experiência interativa, uma série de TV e uma novela visual".
Mais: "A experiência de seis horas, dividida em cinco 'episódios', segue quatro jovens inquietos e descontentes em uma versão fictícia e ligeiramente modificada do nosso próprio mundo, enquanto eles unem forças para iniciar uma banda pop chamada OFK".
A imagem acima e as outras desta newsletter são de Hudson Rodrigues, fotógrafo que tem um “trabalho voltado para uma cena urbana e o seu cotidiano retratando alguns aspectos da vida em uma cidade grande e seus personagens”.
"As pessoas no final do dia não sabem nada de ninguém, mas na internet a galera tem mania de bater o martelo e julgar, achando que conhece toda nossa história".
Este é o Rashid em entrevista ao blog Sons da Perifa, em que ele fala sobre a nova música, Não Sabem de Nada.
Vídeos com 190 milhões de visualizações no Instagram em junho de 2022. Quase 9 milhões de seguidores em várias contas no TikTok (virou o maior veículo de notícias no app). Como o Now This virou uma potência distribuindo conteúdo noticioso em redes sociais.
Influenciadores do TikTok estão sendo criticados por postarem conteúdos contra medidas anticoncepcionais.
As exposições que o Instagram não quer que você veja.
Dicas para deixar o Twitter menos tóxico.
O BuzzFeed está abrindo lojas em aeroportos. ("Vendem bebidas, lanches, revistas e lembranças. As lojas também possuem códigos QR que levam a receitas do Tasty, questionários do BuzzFeed e outros conteúdos.")
O que o xadrez e os traficantes de drogas podem te ensinar sobre manipulação.
20 anos de Cidade de Deus: como o filme mudou a história do cinema nacional.
Quer entender como a busca do Google mudou com o tempo? Veja aqui.
Pessoas que fazem exercícios de força ou aeróbicos têm menos risco de morrer.
Emma Forrest: "Como namorar alguém com metade da minha idade reiniciou a minha vida sexual".
Este site calcula quantas horas você está passando na Netflix.
Cinetimes. Assista a filmes gratuitos do YouTube, Archive.org, DailyMotion e Vimeo com uma interface semelhante à da Netflix.
Pra brincar: mudar ou não mudar o trilho do bonde?