Não dá pra ficar relendo a mesma carta pra sempre

MargeM 167 na área. A relação dos seres humanos com a música. O disco da Juçara Marçal. Os diários da Patricia Highsmith. Squid Game. E mais.


"Humanos são seres musicais. São raríssimos os casos de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento no processamento musical que as impeçam de entender a música, distinguir duas melodias, ou que sejam incapazes de cantar e dançar. A gente nasce com habilidades básicas para se engajar em atividades musicais. Estudos mostram, por exemplo, que bebês recém-nascidos já são capazes de perceber regularidades nos pulsos rítmicos, reagem emocionalmente a música, são incrivelmente sensíveis ao contorno de melodias, tanto na música quanto na fala. A mera exposição à música da cultura em que estamos imersos molda a forma como a gente vai gerar expectativas e fazer sentido da nossa escuta musical ao longo da vida."
Esta é a pesquisadora Patrícia Vanzella em entrevista à Gama.

***

E matemáticos demonstram, por meio de um estudo, que a música pode ser tão "contagiosa quanto um vírus".


Circuit des Yeux - Vanishing
Este Circuit des Yeux já passou recentemente aqui pela MargeM, com a faixa Dogma, mas retorna porque a Haley Fohr (nome por trás do projeto) acertou a mão novamente. Que voz dramática é essa?


"Lembro de perguntar ao meu pai, talvez aos 13 anos, que diabos é isso? Por que ouço sobre isso o tempo todo? Do que se trata? Ele disse algo do tipo, 'É sobre um mafioso que faz terapia e sei lá, é só isso."
Michael Gandolfini, filho de James Gandolfini –Michael interpreta o  personagem do pai quando jovem no filme The Many Saints of Newark.

E um ranking com todos os episódios de Sopranos.


Na indústria cultural, o principal competidor dos EUA não é a China, mas a Coreia do Sul. A principal atração da Netflix EUA, por exemplo, é o reality sul-coreano Squid Game (ou Round 6). Este texto, em português, explica como é o programa.

Squid Game era, nesta semana, o show número 1 da Netflix em 17 mercados, incluindo, além de EUA, Brasil, Argentina, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Turquia.

"Eu queria escrever uma história que fosse uma alegoria ou fábula sobre a sociedade capitalista moderna, algo que retratasse uma competição intensa, algo como a competição intensa da vida. Mas queria usar o tipo de personagem que conhecemos na vida real", diz o criador da série.

O impacto de Squid Games ultrapassa meios e formatos. Na gigantesca plataforma de games Roblox, já estão criando alguns "remakes".

Um analista afirma que os produtores sul-coreanos criam “dramas e filmes altamente populares que podem representar uma séria ameaça competitiva para as potências de Hollywood”.

Na música, o k-pop está em todo lugar. De acordo com relatório da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), o mercado sul-coreano é o que apresenta o crescimento mais rápido, com alta de 44,8% no comparativo anual.


O TikTok soltou nesta semana que chegou a 1 bilhão de usuários ativos por mês -aumento de 45% em relação a julho de 2020. Estados Unidos, Europa, Brasil e Sudeste Asiático são os principais mercados da rede.

Uma relação de redes/plataformas e os usuários mensais ativos de cada uma delas:

Facebook: 2,89 bilhões
YouTube: 2 bi
Instagram: 1,5 bi
TikTok: 1 bi
Snapchat: 500 milhões
Twitter - não informado
Pinterest - 454 milhões
Spotify - 365 milhões
Discord - 150 milhões


Imagem de Paul Kessel que está entre as melhores fotos de rua deste ano. (A foto que abre esta newsletter, de Andy Hann, também faz parte da série.)


Este livro "retrata nossa geração de analfabetos emocionais", escreve a Luisa Sahd.

"Como é de se esperar, o hábito de 'conhecer gente' em ambiente de app vai transformando os costumes de toda uma geração no que concerne aos afetos. É arriscado -- mas não delirante -- dizer que estamos atrofiando habilidades psicossociais básicas, principalmente no caso dos novinhos que entraram na pista depois de 2013, quando houve o boom da ferramenta.
Pouca gente (em especial, gente inexperiente) ousa tomar um fora nas ruas quando há a opção de conversar, ainda que via internet, com quem atestou interesse recíproco via like. Uma das grandes vocações humanas é se esquivar da dor."


"23 de novembro de 1949. Manhã de Ação de Graças: 2h45. Nenhuma carta de Kathryn. Ela não me ama. Tive a minha chance e a perdi. (Isso estará gravado na minha lápide?) Não há nada no mundo que eu queira mais neste momento do que uma palavra dela. Uma nova palavra. Não se pode ficar relendo a mesma carta para sempre. Estou doente, e morrendo de fome, de viver com aquilo que alguém sempre vive. Esperança. O futuro que nunca chega, porque a pessoa nunca o faz chegar. Quer dizer, eu não o faço. Devo dizer a ela que a amo. Eu quero ela. Eu sou dela. Eu quero apenas estar com ela. Devo perguntar a ela, se ela quer isso também."

"13 de janeiro de 1950: Azar. Devo ao governo US$ 122, que não vou pagar. Margot diz que devo continuar trabalhando para a indústria de quadrinhos por vários meses, pelo menos. Bem, então eu devo fazer isso. Pelo menos não estou de ressaca nesta manhã. Ann veio me ver. Ela não vai para a Europa neste verão. Ann é muito magra, não tão atraente quanto antes. Meu Deus, quantas mulheres eu quero?"
Dos diários da Patricia Highsmith.


Coisas legais por aí

Delta Estácio Blues. Juçara Marçal é uma cantora que caminha bem entre opostos: sabe unir a tradição ao contemporâneo, o analógico com o digital, o lirismo sutil com a potência escarrada. E a produção das faixas é incrivelmente inventiva, surpreendente e deliciosamente desconcertante.

Dawn. A Yebba já passou pela MargeM há duas edições, com a ótima faixa Boomerang. Ela retorna porque saiu o disco de estreia, Dawn, todo ele produzido pelo Mark Ronson.

The Office - UK. Chegou finalmente ao streaming brasileiro a versão original da série. Bem diferente da norte-americana –aqui, com situações ainda mais constrangedoras.

Misha e os Lobos. Documentário sobre a episódio de uma mulher que, quando criança, teve os pais capturados pelos nazistas e, então passou a viver entre lobos. Depois, a história virou um livro best-seller e um filme. Mas tinha mais coisa ali.


Jaguar - Río Arriba Río Abajo
Por meio de ritmos como cumbia, salsa e champeta, que são fermentados com toques eletrônicos, a América Latina está bem presente na música do Jaguar (dois colombianos que moram na Suíça). Quente, sexy e nada óbvio.


Estão abertas as inscrições para o m-v-f Awards 2021, festival de premiação de clipes. São 27 categorias (20 nacionais).

***

Vocalista do Ace of Base, Jenny Berggren fala ao G1 sobre atentado que sofreu e relembra o passado neonazista de um ex-integrante da banda.

***

A editora Ubu celebra os cinco anos com o ciclo de debates Ubu das 5 às 7. Só até este 1º de outubro.

***

O Spotify vai ser a força dominante no ambiente de podcasts. A plataforma de streaming deve terminar este ano com 28,2 milhões de ouvintes de podcast mensais, ultrapassando pela primeira vez a Apple, que deve estacionar nos 28 milhões. A diferença, estima-se, deve aumentar nos próximos anos.

***

Quer contratar um influencer pra espalhar mentiras? Custa US$ 15 por dia.

***

Devious Licks é um desafio do TikTok em que os usuários roubam ou destroem objetos e coisas das escolas em que estudam. O desafio chegou a ser banido da rede na semana passada, mas os usuários-estudantes não pararam. Está circulando uma lista com novos desafios –um deles, marcado para outubro, tem o nome de Smack the Teacher".

***

Quase cuspi o café quando li que o próximo livro da Jennifer Egan é um "irmão" da obra-prima A Visita Cruel do Tempo.

***

"Dez anos após viralizar, Magali Dançante supera depressão e luta para ser cantora gospel."

***

"Moça da letra bonita", calígrafa escreve convites e honrarias há 50 anos.

***

Estabelecer rituais diários pode fazer muito bem à saúde (ajudam a lidar com a ansiedade, por exemplo).

***

A Heineken vai alocar metade da grana de mídia reservada para o mercado americano para divulgar cervejas não-alcoólicas.

***

Nove erros relacionados ao café da manhã.

***

"Me vi inteira": Mulheres trans revelam como cirurgias vão além da estética.

***

A psilocibina (substância presente nos cogumelos) talvez seja "o maior avanço no tratamento da depressão desde o Prozac".

***

Sete erros e sete acertos com psicodélicos na série de TV Nove Desconhecidos.

***

Como meditar pode aguçar a concentração.

***

15 coisas sobre as quais mulheres com mais de 50 anos não dão a mínima.

***

Construída sobre palafitas e com 40 mil habitantes, Afuá é a "cidade das bicicletas" na Amazônia.

***

Os arco-íris são, na verdade, círculos.

***

Algumas das árvores mais extraordinárias do mundo.