Os Nimcels estão tomando as redes sociais; e a Yaya Bey???
Então, a internet está sendo tomada pelos Nimcels. O BeReal está incomodando o Instagram. A série Slow Horses. Conhece a Yaya Bey?. E mais, nesta MargeM 190.
Já ouviu falar de Nimcels? É um acrônimo em inglês para descrever as micro-celebridades nichadas (niche internet micro celebrity).
São pessoas que são fãs de uma artista, ou profundas conhecedoras de um tema ou bastante habilidosos em desempenhar alguma atividade. E, por isso, ganharam um número considerável de seguidores, gente que realmente acompanha e engaja com os posts que são publicados.
"As micro-celebridades de nicho da internet são pessoas online conhecidas por um grupo pequeno, mas muitas vezes dedicado, e representam uma variante crescente da economia da atenção. A fama online é uma consequência para uma micro-celebridade de nicho na internet, nunca o objetivo. Eles raramente ganham dinheiro com suas contas sociais", descreve esta ótima reportagem.
Duas coisas: 1) a fama é consequência, não o objetivo; 2) muitas vezes nem estão ganhando muita grana.
"Enquanto os influenciadores usam seus seguidores online para ganhar dinheiro, 'para uma micro-celebridade de nicho da internet, o objetivo é puramente entreter, diferentemente de um influenciador', disse Ena Da (uma micro-celebridade nichada). 'Acho que esse termo surgiu para distinguir pessoas que fazem algo parecido com influenciadores, mas por motivações completamente diferentes. Ser uma micro-celebridade de nicho da internet parece menos capitalista, menos 'eu sou uma marca'.”
Até, claro, o seu perfil crescer nas redes e você virar uma marca. Alguns desses Imcels usam a atenção que recebem como arma para virarem influenciadores.
Uma frase que gostei da reportagem: "A fama agora é nichada", disse o criador do site Famous Birthdays. "A fama tem uma definição diferente agora do que tinha antes da internet. É mais específico de comunidade. Não acho que (micro-celebridades de nicho da internet) se vejam como famosas, mas em sua comunidade de nicho elas seriam.”
O que está rolando no Instagram?
Porque nos últimos meses a rede tem se dedicado a ficar cada vez mais e mais parecida com o TikTok, mas, agora, engatou testes com uma ferramenta que copia o BeReal, que, por sua vez, é basicamente um app feito para quem gosta de fotos (e de fotos com o mínimo possível de filtros).
(Se você quer saber o que é e como funciona o BeReal, veja aqui.)
Esse movimento reativo do Instagram mostra que o BeReal, mesmo que ainda bem pequeno (foi baixado "apenas" 43 milhões de vezes; o Instagram já ultrapassa os 2 bi de downloads), já é encarado como competidor. A empresa soltou comunicado afirmando que está com 10 milhões de usuários diários ativos. E tem como investidores companhias como a Andreessen Horowitz.
Mais: talvez o que tenha chamado a atenção do Instagram é o fato de que marcas como a Chipotle estão entrando no BeReal.
O Instagram vai levar pra frente essa ferramenta? Bem, se levar, será uma decisão nada convencional, porque o BeReal é meio que uma "rede social anti-social".
A Apple TV+ é meio que uma HBO: o catálogo não é tão grande, mas as produções próprias são caprichadas. É o caso de Slow Horses, uma série que envolve o MI-5 (o serviço de inteligência doméstico do Reino Unido), um apêndice do MI-5 (agentes que foram punidos por alguma falha e deslocados para um setor que é uma espécie de limbo) e o sequestro de um jovem de ascendência paquistanesa. Com o Gary Oldman e a Kristin Scott Thomas. Apenas seis episódios. Vale bem.
Uma das melhores coisas que encontrei sem querer foi a Yaya Bey (estava ouvindo Beyoncé, acho, e uma música dela entrou em seguida; valeu, algoritmo).
Sua faixas deslizam soltas embaladas por r&b, rap, trip hop e uma voz que parece te abraçar. Lançou há pouco o segundo disco, Remember Your North Star.
As fotos desta newsletter são de Rafael Jacinto para o projeto A Photo a Day Project. É um negócio ambicioso, como diz o próprio nome: fazer e postar uma foto diferente por dia. Ele começou a fazer em 1º de janeiro de 2015.
“A única regra é que eu tenho que fazer e publicar uma foto por dia nessa conta do Instagram. Funciona como um modo de praticar a fotografia. A inspiração vem de um conto do Italo Calvino (Aventura de um fotógrafo).
Ele funciona muito bem na rede e já expus em apenas uma situação, em um festival de fotografia aqui na Itália. Mais recentemente, lancei os primeiros três anos como um NFT.”
O ótimo music video festival (m-v-f-) já abriu as inscrições para o m-v-f- awards 2022. Podem ser feitas por aqui até 30 de setembro.
Está rolando um “Netflix look” nas produções de séries e filmes?
Como posso saber se é depressão ou burnout?